Muito tem se falado atualmente sobre o coronavírus , o responsável pela disseminação mundial da COVID- 19. A COVID- 19 é uma doença gripal nova, muito contagiosa, que pode evoluir para pneumonia grave em pessoas, especialmente as com comorbidades, a exemplo, hipertensos, diabéticos, cardíacos e idosos, daí a recomendação atual do distanciamento social. Mas, além do distanciamento social e do uso de máscaras, mandatário neste momento de progressão rápida do vírus, já que se trata de uma doença transmissível através das gotículas expelidas pela tosse, espirro e até mesmo na fala ou na respiração, outras medidas básicas podem evitar a transmissão do vírus:
- Lavagem das mãos e punhos, com água e sabonete durante 20 segundos, em 5 passos;
- Aplicação de álcool em gel a 70 graus sempre que não for possível a lavagem das mãos;
- Manter as unhas rentes e evitar o uso de unhas artificiais e o descascamento do esmalte;
- As barbas devem ser aparadas para facilitar a higienização, já que o vírus pode aderir ao pelo;
- Se você é profissional da área da saúde, além de todas estas medidas, é recomendado manter os cabelos presos, por 2 motivos: facilitar o manuseio da máscara e para diminuir a área de contato, caso haja contato com o vírus. Com relação ao uso de adornos (anéis, pulseiras, relógi ), é prudente retirá-los para facilitar a higienização das mãos e punhos.
- Por fim, hidratação da pele, especialmente das mãos, continuamente agredida com o uso de álcool em gel e as sucessivas lavagens, é uma excelente maneira de evitar rachaduras e pequenas fissuras que poderiam comprometer a integridade da pele.