A Drenagem linfática é uma técnica que trabalha o sistema linfático, que é uma rede de vasos que leva para a corrente sanguínea o excesso de fluidos dos tecidos e dos órgãos (linfa).
A linfa é o líquido existente nos vasos dos gânglios linfáticos, é caracterizada por conter substâncias orgânicas e inorgânicas, resíduos e toxinas.
A principal função da drenagem linfática é acelerar o processo de retirada dos líquidos acumulados entre as células, e os resíduos metabólicos; encaminhando-os aos vasos capilares e, por meio de manobras que imitem o bombeamento fisiológico, direcionando para que sejam eliminados.
Ela tem por objetivo a redução de edemas e linfedemas (que surgem em situações pós-traumáticas, pós-operatórias, distúrbios circulatórios das veias e linfáticos de diversas naturezas, dentre outras) e a prevenção ou melhoria de algumas de suas consequências. Essa técnica também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunitário, é relaxante e tranquilizante, combate a celulite e ainda melhora a ação anti-inflamatória do organismo.
As principais indicações de drenagem linfática são:
- tecidos edemaciados ( retenção hídrica )
- circulação sanguínea de retorno comprometida
- edema no período gestacional
- tensão pré-menstrual
- tratamento pré e pós-operatório
- tratamento pós-lipoaspiração
- celulite
- relaxamento tensional
Todo mundo pode fazer drenagem linfática?
Existem condições em que a drenagem linfática está contra-indicada. Por essa razão, em caso positivo, solicitamos previamente liberação médica, nas seguintes situações:
- infecções agudas
- flebites, tromboflebites, trombose venosa
- neoplasias malignas (câncer) diagnosticadas e em atividade
- insuficiência cardíaca descompensada
- hipertireoidismo não tratado
- asma brônquica grave e não tratada
A drenagem linfática jamais deve produzir dor ou eritema ( vermelhidão ). Pressões excessivas são capazes de lesar os capilares linfáticos, que são muito frágeis. Por isso, é preciso ter atenção, já que várias técnicas de massagem são utilizadas de maneira inadequada e denominadas, falsamente, de drenagem linfática manual, causando prejuízos aos pacientes. Por ser uma técnica de massagem específica, a drenagem linfática deve ser realizada por profissionais devidamente habilitados.
Dúvidas sobre drenagem linfática? Entre em contato (11) 97969-7776